A ESCOLA
Em 18 de janeiro de 2011, teve início um projeto intitulado Espaço Música e Saúde, que consistia em um estúdio voltado a oferecer aulas de violão, guitarra e baixo, cursos estes ministrados pelo músico, compositor, arranjador, musicoterapeuta e professor Marcio Silva, seu idealizador. O projeto teve grande êxito e consequente necessidade de ampliação originando assim, a Pulsare Escola de Música, que iniciou suas atividades em 05 de agosto de 2013, e desde então vem cumprido em alto grau de excelência com seu compromisso de proporcionar aos seus alunos um ensino de música de qualidade com estrutura completa e professores graduados com grande experiência no Ensino Musical e forte atuação no cenário musical de Curitiba.
METODOLOGIA
Independente de sua idade, gênero ou estilo musical de preferência, nível de conhecimento, intenções musicais, sejam elas com fins profissionais ou simplesmente para o prazer em fazer música, os profissionais que aqui trabalham, atuam com o máximo de competência e seriedade para atingirem seus objetivos. Mantendo como premissa a importância do desenvolvimento do ser humano que já é musical por natureza, nossa metodologia consiste na flexibilidade e adaptação à realidade do aluno, e é fundamentada em quatro grandes eixos: Teoria, Percepção, Técnica e Desenvolvimento de Repertório, viabilizando assim uma compreensão maior acerca do instrumento musical escolhido bem como da própria música em geral.
DIFERENCIAIS DA PULSARE
Salas de aula com estrutura completa e autônoma propiciam agilidade e versatilidade nas atividades musicais desenvolvidas, fazendo com que o tempo de aula seja otimizado. Contamos com um estúdio com isolamento acústico, ar condicionado, totalmente estruturado para as aulas práticas dos Cursos em Grupo e ensaios para as apresentações. Ambiente aconchegante para que o aluno possa esperar seu horário de aula, ou os pais possam aguardar enquanto seus filhos estejam em sala. A nossa abordagem parte do princípio de que não se faz música sozinho, por isso a Pulsare Escola de Música além de trabalhar individualmente em sala de aula na prática e desenvolvimento do instrumento musical escolhido, oportuniza e estimula seus alunos a participarem de cursos em grupo, por meio das mais variadas configurações e estilos musicais, propiciando assim, uma vivência musical mais completa.
EXPERIÊNCIA E PROFISSIONALISMO
Contamos com profissionais especializados em diversos instrumentos musicais, e com muitos anos de experiência na Educação Musical. Professores graduados em música e áreas afins, com discos gravados e muito atuantes no cenário musical de Curitiba.
OBJETIVO
Devido a intensa propagação de informação - muitas vezes infundadas - viabilizada pela globalização e seus meios instantâneos de comunicação, criou-se a falsa idéia de domínio do saber nas diversas áreas do conhecimento. Deter a informação não implica necessariamente em saber aplicá-la, conhecimento sem aplicação prática, sem funcionalidade, é inútil, é nulo, e é neste ponto que se concentra hoje, a principal função do educador ou facilitador: a de formar indivíduos pensantes e independentes. Quando não se desenvolve a forma de pensar que sustenta uma habilidade, seja ela intelectual ou corporal, o máximo que se consegue é ser um imitador dependente e sem autonomia, que a cada passo a ser dado precisará de orientação. No ensino da música é comum presenciar a fragmentação e até mesmo a desconsideração de muitos aspectos que a compõem como um todo, sem contudo, realizar as amarras necessárias para tornar o conhecimento conciso, observando-se muitas falhas na formação dos estudantes que se refletem em dificuldades intransponíveis para um amadurecimento musical. O objetivo da Pulsare Escola de Música no que se refere ao aprendizado musical, é o de propiciar aos estudantes um trabalho de base amplo e fundamentado sobre a música, lançando mão de recursos teóricos, práticos e corporais, desenvolvendo habilidades que no decorrer do tempo sejam assimiladas e expressadas de forma natural e com a segurança de quem domina o assunto. Sempre levando em conta que antes de formar o profissional é necessário formar um ser humano capaz.
ÁREAS ESTIMULADAS EM FUNÇÃO DO APRENDIZADO MUSICAL
Inúmeras são as áreas estimuladas em função do exercício do aprendizado musical antes mesmo do resultado final que é o “fazer música”, abaixo seguem alguns dentre tantos aspectos desenvolvidos: expressão corporal e verbal, liberação de tensões e ansiedade, minimização dos efeitos do stress, prazer em ouvir e fazer música, autoconfiança e autoestima, socialização, senso estético, atenção, concentração, memória, raciocínio, coordenação motora fina e ampla, postura, persistência, paciência, disciplina, responsabilidade, entre tantos outros. Nos dias de hoje, é fundamental que se recupere o sentido das coisas que fazemos, pois vivemos em um ritmo alucinante, onde quase nem paramos para sentir e pensar nossas ações, vivemos como autômatos, dependentes da máquina e da tecnologia, jamais negando as vantagens que estas nos trazem. O fato de recuperar a nossa corporeidade, fazer as coisas com as próprias mãos e dando um sentido a isto, nos torna mais humanos, mais vivos e capazes de nos conectarmos verdadeiramente ao mundo que nos rodeia. O estudo da música é recomendado a todas as idades, quando bem conduzido, sem a pressão de avaliações e julgamentos, contribui para a saúde e equilíbrio em todas as fases da vida.